About

ClioHost

Nove municípios da Regional de Saúde de São João dos Patos aderem ao PlanificaSUS

Nove municípios da Unidade Regional de Saúde de São João dos Patos aderiram ao projeto “A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde (PlanificaSUS)”, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP). A assinatura do termo de compromisso aconteceu na sexta-feira (17), após apresentação do projeto aos secretários municipais de saúde.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ideia é que, ao final do ciclo, se consiga planificar todas as regiões de saúde do estado. “Os resultados são evidentes onde a gente consegue arrumar a atenção primária, que é quem consegue resolver cerca de 80% dos problemas de saúde da população. Se temos uma atenção primária forte, a atenção hospitalar não fica sobrecarregada”, destacou.

Participaram da reunião de apresentação e assinatura do termo os municípios de Sucupira do Norte, Paraibano, Colinas, Buriti Bravo, Jatobá, Nova Iorque, São João dos Patos, Pastos Bons e São Domingos do Azeitão. Ainda devem aderir: Barão de Grajaú, Benedito Leite, Lagoa do Mato, Mirador, Passagem Franca e Sucupira do Riachão.

“É uma alegria imensa para a região. Com certeza, é um salto grande para a saúde implantar o PlanificaSUS na região. Será de grande valia, porque vai fortalecer a região, promovendo uma saúde pública de mais qualidade”, ressaltou a secretária Municipal de Saúde de São João dos Patos, Sanny Mara Evangelista.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma estratégia de planejamento e reorganização dos processos de trabalho concebida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e adotada pelo Governo do Estado.

No Maranhão, teve início nas regiões de saúde de Balsas, Timon e Caxias. Dessa vez, o projeto será realizado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Com informações do Governo do Maranhão 

Postar um comentário

0 Comentários